Como lidar com a perda por suicídio?

Um homem triste pois perdeu um ente querido por suicídio.

“Aquele menino é um em um milhão.”

Essas foram as palavras de meu avô para minha mãe sobre meu irmão, Mitch, quando ele era apenas uma criança. Ele realmente era um em um milhão – uma luz que brilhava tão forte como uma criança e no início da adolescência, apenas para então desaparecer nas sombras do desespero e da derrota enquanto ele crescia até a idade adulta.

Ninguém sabe realmente o que está acontecendo na mente de outra pessoa. Em 01 de outubro de 2002, ele decidiu deixar a vida com a idade de vinte e seis anos. 

Naquela noite, acordei por volta da 1h com minha mãe sentada ao lado da cama. Ela soluçou e disse: “Ele era uma alma muito perturbada“. Na hora eu soube o que havia acontecido.

Eu segurei minha mãe em um abraço e quando o tsunami de choque e medo desabou sobre mim, rezei para que tudo isso fosse um pesadelo ruim do qual eu acordasse.

Na época, pensei que meu mundo havia acabado. Mal sabia eu, estava apenas começando.

A minha experiência com a perda por suicídio 

No começo, depois que Mitch tirou sua vida, eu queria correr e me esconder. Eu não conseguia me livrar da vergonha e da culpa. O estigma social e cultural associado ao suicídio como um ato horrível e egoísta grudou em mim como cola.

Senti que nossa família havia contraído alguma doença grave e qualquer um de nós poderia ser o próximo. 

Mesmo que os últimos oito anos da vida de Mitch tenham sido envoltos em depressão, a culpa de não fazer o suficiente continuava se repetindo em minha mente.

Eu me imaginaria salvando o dia e irrompendo no quarto do hotel onde ele passou suas horas finais e convencendo-o de que havia outro jeito. 

A conexão comigo mesmo no momento de dor 

No entanto, em meio à minha dor, outra coisa aconteceu. Senti uma conexão mais próxima com minha própria energia no âmago do meu ser. Acredito que isso se deva em parte à perda do relacionamento físico com Mitch; organicamente, mudei de marcha para reconectar em um nível diferente.

Sentir-me quebrado depois de tal perda, curiosamente, abriu um canal dentro de mim que estava adormecido e ignorado.

As respostas que eu precisava 

No entanto, a beleza da confusão é que ela me permitiu buscar as respostas que estava procurando. O segredo era fazer as perguntas certas.

As perguntas certas me levaram a mergulhar de cabeça na dor, abordá-la e reconhecer a essência energética dentro de mim subindo à superfície. Fazer as perguntas certas me levou a uma mudança de pensamento e me ajudou a aprender algumas lições valiosas.

No final do dia, tive de fazer uma escolha: 

Estava realmente disposto a olhar para dentro? 

Desejo crescer com a experiência? 

Mitch queria que eu carregasse o peso de sua perda sobre meus ombros até o dia da minha morte?

Eu queria nadar na continuidade da vida ou afundar na minha própria tristeza?

Ao longo do meu caminho para a cura após uma perda por suicídio ou crise pessoal, essas nove sugestões podem ajudar:

1. Mude o seu conceito de si mesmo.

Isso significa mudar o que você acredita ser verdade sobre o seu autoconceito interno e externo. Significa abrir mão de velhas histórias, crenças, pensamentos e padrões que não lhe servem e o mantêm preso ao passado.

Para mim, as velhas histórias, crenças e pensamentos giravam em torno da perda do suicídio, sendo minha eterna muleta para suportar, algo que iria limitar para sempre minha capacidade de encontrar alegria em qualquer coisa que eu fizesse. 

Quando você redefine aquilo de que é capaz externamente e se reconecta ao seu poder superior internamente, você começa a desbloquear o que é autenticamente você.

Comece honrar o que é autenticamente você, vazio de toda bagagem e condicionamento do passado, assim, você começará desbloqueia um amor interior maior. Uma conexão que cura a si mesma e o planta no presente com gratidão em seu coração – isso inclui a vida que você perdeu.

2. Externalize sua dor.

Sua dor tem inteligência. Abra a trava e deixe a barragem transbordar. Às vezes, quando todas as lágrimas são choradas, não há espaço para mais nada, exceto um sorriso e risos. Há força na vulnerabilidade e cura na liberação.

Fale, chore, escreva, grite, faça exercícios e ajude os outros.

Se precisar desabafar com alguém que já viveu essa experiência, é só acessar o Eyhe e ter o contato com pessoas que já passaram por vários desafios e hoje querem ajudar os outros. Por isso, clique aqui e converse!

3. Medite!

Este nosso adorável mundo é um espelho. Seu estado externo é um reflexo de seu estado interno. A autocura e o amor-próprio começam com a conexão com sua fonte interior, seu poder superior.

Medite! A meditação criará um canal claro e aberto entre o coração e a mente, permitindo que eles trabalhem em sincronia. A ansiedade, o vício e a obsessão por sua perda vão se dissipando lentamente porque você está enraizado no ciclo da vida. Onde há tristeza, também há alívio.

Existe uma inteligência subjacente que une todo este lugar. Você não está separado de nada mais que existe neste planeta. Você é feito do mesmo material! Pensar que você é diferente é o cúmulo da arrogância. Para aproveitar seu poder, sente-se com ele em silêncio. Junte-se a ele.

Em termos de cura após uma perda, a meditação consistente, dia e noite, é uma das práticas mais poderosas, se não a mais  poderosa, para a autocura e o bem-estar geral. Tenho testemunhado mudanças dramáticas de consciência dentro de mim com meditação consistente após a perda.

4. Processe e elimine a sua dor.

Novamente, você tem uma escolha. Eu sugiro ser corajoso e honesto. Um mundo totalmente novo espera por você quando você está disposto a fazer o trabalho.

Isto é, esteja disposto a externar sua dor, a se questionar e a sentir para curar.

Você pode correr, mas não pode se esconder; mais cedo ou mais tarde, sua dor se espalhará em seus relacionamentos, finanças, família, saúde ou carreira. A escolha mais sábia é trabalhar com ela, não contra ela.

Quando você está disposto a processar a culpa, a vergonha, a censura, a raiva, a depressão, o isolamento e a solidão, você começa a desbloquear o seu eu autêntico. Você tira as camadas de sua grandeza.

A oportunidade de ver a si mesmo e este mundo através de uma nova lente está disponível para você. Você começará a ver que com a tristeza também há alívio.

5. Veja a sua vida além de sua perda.

Uma pergunta que precisa ser feita depois de termos sofrido nossa perda: Agora que isso aconteceu conosco, o que vamos fazer a respeito?

Vou usar essa perda para crescer, aprender, compartilhar, dar, criar e amar mais? Você decide. Eu escolhi não fazer essas coisas no passado e isso me levou a um estado depressivo.

Há algo ótimo para você no horizonte. Essa perda é o seu gatilho, o seu catalisador para remover as camadas e descobrir que música dança em seu coração.

6. Aceite o valor do desafio.

E se os maiores desafios e vazios da vida fossem janelas para você viver seu eu mais inspirado, criativo e autêntico?

“Seus maiores vazios criam seus valores mais elevados. Seus valores mais elevados o levam a se sentir grato pelo equilíbrio sincronizado na vida – tanto dor e prazer, desafio e apoio – que o aproxima de cumprir o que é mais significativo.” – Dr. John Demartini.

Existe um valor potencial em cada situação. O luto não está isento disso. O luto faz parte da vida e excluir o equilíbrio da morte nos deixa com essa visão desigual do mundo.

Agora vejo a tristeza de perder meu irmão como a coisa mais instrutiva que já me aconteceu.

Mitch me ensinou que meu tempo aqui é limitado e que devo ir atrás do que realmente me faz feliz. Para encontrar minha alegria e compartilhá-la com o mundo.

7. Comece a gerar energia.

Você tem que gerá-lo para tê-lo!

É por isso que, nestes tempos de desafio, você precisa se lembrar de fazer as coisas que ama. Eu precisava nadar no oceano diariamente, fazer longas caminhadas pelo mato, sair com amigos mesmo quando não tinha vontade de sair de casa e reservar um tempo para escrever.

Você deve se esforçar para se alimentar de alegria. Coisas que você ama fazer e coisas que amava fazer com a pessoa amada que já passou.

8. Perdoe a si mesmo e ao seu ente querido.

A morte deles não é sua culpa. É muito fácil culpar a si mesmo e aos outros ao seu redor. Devíamos ter feito mais! Como não vi os sinais? Eu não posso viver comigo mesma.

Tenha alguma compaixão por si mesmo. Você fez o que pôde com a consciência que tinha na época.

Ao perdoar os outros, você começa a perdoar a si mesmo. Quando você parar de se concentrar na escolha de ir, você deixará de se punir pela sua própria escolha.

“O perdão libera o passado para a correção divina e o futuro para novas possibilidades. O que quer que tenha acontecido com você, acabou. Aconteceu no passado. No presente, ele não existe a menos que você o traga com você. Nada que alguém já tenha feito a você tem efeitos permanentes, a menos que você mantenha isso permanentemente.” – Marianne Williamson.

9. Tenha a mente aberta!

Aqui está uma equação simples: Mente aberta = coração aberto = viver autenticamente você.

Quando você absorver e agir nas outras oito lições, você se tornará mais aberto a algo muito maior do que você poderia ter imaginado para sua vida após a perda. Você deve estar disposto a desistir de seus apegos ao resultado de sua vida após a perda por suicídio.

Eu fico melhor. Há uma luz no fim do túnel. Você vai ficar bem. Na verdade, você ficará melhor do que bem.

Essa perda deixou uma cicatriz gigante, mas as cicatrizes contam histórias. Faça dessa cicatriz o catalisador para você se conhecer e se amar mais do que nunca.

“Ame-se como se sua vida dependesse disso, porque depende!” – Anita Moorjani

Há esperança e felicidade. A vida não é a mesma sem eles, mas tudo bem. Você está aqui agora e depende de você o que deseja fazer com o precioso tempo que lhe foi concedido.

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TRADUÇÃO LIVRE. Postado em Tiny Buddha. 

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(Parceiro Eyhe) Episódio 65