Deixe o passado no passado!

Uma mulher no meio da rua pensando em algo.

Se torturar com o passado não mudará nada em nossas vidas, por isso, vamos focar no presente! Deixe o passado no passado. Veja como fazer isso:

“Concentre-se no que importa.” Desconhecido 

Quando eu estava em reabilitação por dependência de álcool, uma das coisas mais difíceis no momento da superação foi o fato de que todos ao meu redor pensava que tudo estava além da redenção.

Por quê? Porque durante as profundezas da nossa adicção, tínhamos feito algumas coisas que não nos instigavam orgulho. Foram comportamentos pouco saudáveis ​​que incluíam beber durante a condução ou dizer para o chefe que estava doente mas na verdade estávamos de ressaca para ir ao trabalho. Nenhuma dessas opções soam como algo que você pode se sentir bem, não é?

O melhor discernimento que eu tirei de toda essa experiência foi que eu tenho que me importar com o quem eu sou hoje em dia, pois é isso que mais importa. 

Meus comportamentos do passado não definem a pessoa que eu sou agora. O primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor é focar onde a sua bondade pode brilhar. Seu amor por seus filhos leva ao centro do palco, as suas escolhas com os outros são saudáveis. Lembre-se de deixar o passado onde ele está.

Em vez disso, concentre-se no futuro e construa a pessoa que você quer se tornar.

“Não importa de onde você está vindo. Tudo o que importa é onde você está indo.” Brian Tracy 

Primeiro, precisamos entender uma coisa muito fundamental: o passado não nos define. Muitas vezes, nós acreditamos que o passado nos define e portanto, não há como escapar dele. Isto simplesmente não é verdade.

Apenas nós mesmos podemos decidir!

Nós somos os únicos que podemos decidir se queremos ou não que o passado nos faça de reféns. O seu passado pode ter você em forma, mas não define quem você é agora. O que define você são as suas atitudes de hoje em dia e o que você se tornou desde que deixou o passado para trás.

A segunda coisa para se tornar a pessoa que você quer ser é parar de ter comportamentos que você não gosta, aqueles que fazem você se sentir como merda para si mesmo. Mas, para conseguir mudar maus hábitos e comportamentos pouco saudáveis, não é tão fácil, ​​não acontece durante a noite.

Eu não posso mudar tudo o que eu não gosto sobre a minha vida sozinho em uma noite. É um processo. Você precisa aprender que as coisas levam tempo e esta é apenas uma parte da viagem. E, o mais importante, isso é bom.

“Toda mudança positiva em sua vida começa com uma decisão clara e inequívoca de que você está ou vai fazer alguma coisa ou deixar de fazer alguma coisa.” Desconhecido.

Faça a simples pergunta para si mesmo:  “Se eu fizer isso, eu vou me sentir péssimo?” Se a resposta for sim, você deve fazer uma pausa longa o suficiente para não querer fazer coisas que te fazem se sentir péssimo.

Neste momento você irá decidir se vai optar por não cometer aquele comportamento. Isso é precisamente uma decisão consciente de impedir um comportamento doentio.

Se você se perguntar a questão oposta “Será que vou me sentir bem comigo mesmo se eu fizer isso?” Às vezes é ainda mais fácil de acompanhar, através de ação.

Deixe o passado no passado: A mudança acontece!

Foi um longo caminho para eu mudar minha vida de onde eu estava, mas eu fiz isso. Comecei a construir melhores e mais positivos comportamentos, um de cada vez. E lentamente, mas firmemente, eu estou a cada dia construindo alguém diferente e isso é motivo de orgulho para mim, pois hoje sou como eu gostaria ser. 

Eu fazia perguntas como: “Será que eu vou me sentir bem se eu não sair para beber esta noite, mas sair com os meus filhos?” E a resposta foi sim e eu fiz isso, eu realmente me senti melhor sobre mim mesmo!

É um processo de recolher mais “Eu me sinto bem comigo mesmo” do que “Eu me sinto mal sobre mim mesmo.” Isso é o que você precisa fazer.

Ainda mais importante, cada vez que você faz uma ação que faz você se sentir bem, é preciso dar-se algum crédito. Isto é importante, mesmo se você escorregar e cometer um “Eu me sinto mal sobre mim mesmo” no minuto seguinte.

Se você não se dá incentivo para as pequenas vitórias, então você está condenado a não ter a coragem para continuar.

Cada pequeno ato na direção certa precisa ser reconhecido como algo bom e valioso, por isso, lembre-se dos créditos. Não importa o que, só precisa ser um tipo de reconhecimento que funciona para você.

“Não importa o que aconteceu no passado, você sempre pode começar de novo.” – Buddha

E sobre os momentos em que você falhar ou cometer o “Eu me sinto péssimo sobre mim?”

Deixe o passado no passado: A autocompaixão!

Você deve perdoar a si mesmo, praticar a autocompaixão e deixar ir. Basta dizer para si mesmo: “Eu errei, me perdoe, vou tentar de novo.” Caso contrário, você vai ficar preso no “Eu me sinto péssimo sobre mim mesmo”, o que vai fazer você se sentir mal e depois perigosamente à procura de uma saída para aquela sensação ruim ao cometer algum outro comportamento doentio.

Por exemplo, aqui está o que geralmente acontecia comigo. Eu me sinto mal sobre beber, então eu bebo para esquecer o sentimento horrível que eu sinto sobre isso. 

Adivinha o que sempre aconteceu nesse cenário? Tornou-se um ciclo vicioso. 

Seu trabalho é concentrar-se em ações que fazem você se sentir bem, construindo sua autoconfiança, reconhecendo suas realizações e criando uma sensação de força para si mesmo.

“Todas as manhãs nós nascemos de novo. O que fazemos hoje é o que mais importa.” – Buddha

Então, quando você cometer um comportamento doentio, perdoe o seu auto ferido. Isso significa que você não vai rebaixar-se sobre ele ou punir a si mesmo por causa daquela ação. Você perdoa, segue em frente e tenta se concentrar em ações que fazem você se sentir bem consigo mesmo.

Ao se concentrar em ações que fazem você se sentir bem consigo mesmo, você começa a construir um novo senso. Você está construindo um novo você. Você está criando uma nova versão mais forte, uma versão que reflete seus verdadeiros valores e verdadeiro eu.

Tradução Livre. Postado em Tiny Buddha.

Se você estiver vivendo algum desafio, saiba que no Eyhe você encontra pessoas que já superaram vários desafios e hoje estão dispostas a ouvir e acolher! É só clicar AQUI!

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Dicas para lidar com a depressão à noite! - Blog Eyhe - Suporte Emocional

  2. Pingback: Como se libertar do seu passado? - Blog Eyhe - Suporte Emocional

  3. Pingback: Você está aceitando a sua realidade? - Blog Eyhe - Suporte Emocional

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Conectado

Podcast Autoconsciente

(Parceiro Eyhe) Episódio 65