A insegurança emocional vem de situações na qual a pessoa tem dúvidas sobre as próprias capacidades, sentimentos e modo de agir.
Todo mundo já se sentiu inseguro alguma vez na vida, mas quando isso ocorre frequentemente devemos nos preocupar!
Normalmente, a insegurança surge desde a infância, pelos vários acontecimentos de sua vida e muitas pessoas nem percebem esse processo acontecer e afetar todas as áreas da sua vida.
Se você se considera uma pessoa insegura? Logo abaixo, trouxemos uma lista com os principais sintomas:
Índice
Você se identifica com algum desses sintomas da insegurança emocional?
- Dificuldade para tomar decisões.
- Se frustra muito fácil
- Pensamentos negativos sobre você mesmo
- Muita exigência nas coisas
- Dificuldade para se adaptar
- Medo de ser abandonado ou rejeitado
- Necessidade de aprovação alheia
Se você se identificar com alguns desses itens, tenha cuidado e preste muita atenção para conseguir se libertar desse sentimento!
Mas afinal, como sair dessa?
O primeiro passo é identificar que você é uma pessoa insegura! Uma boa maneira de fazer isso é listar aquilo que você sente e também os seus modos de agir, exatamente como fizemos na lista acima, dos principais sintomas.
Você pode desenvolver um controle maior sobre suas emoções, mesmo acreditando não ser capaz, o importante é dar os primeiros passos!
Trabalhar o autoconhecimento e o autoamor pode ser o melhor caminho a seguir inicialmente, uma vez que através deles é possível compreender melhor suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.
Um bom incentivo para isso é valorizar cada pequena conquista!
Afinal, por que devemos valorizar apenas os resultados finais que consideramos grandiosos? Cada passo deve ser valorizado, fique feliz por suas conquistas e trace metas cada vez mais, pois todo esforço vale a pena ser recompensado.
Podemos começar reconhecendo os nossos esforços ao invés dos resultados finais, nossas capacidades e batalhas diárias que, apesar da exaustão, da desmotivação (muitas vezes) e tudo que nos incomoda, continuamos desempenhando.
Não é com o primeiro passo que toda longa jornada começa? Então, ele é tão importante quanto a chegada!
Dicas para lidar com a insegurança emocional!
Quando decidimos iniciar essa jornada de cura, é importante ter em mente que esse processo é totalmente nosso e não existe tempo certo ou forma errada de passar por isso. Paciência e determinação são a chave para a liberdade emocional.
Para que isso funcione, você precisa levar em consideração alguns aspectos, como:
. Evitar comparações;
. Aceitar que temos pontos fracos;
. Não levar tudo para o pessoal;
. Curar feridas do passado;
. Valorizar os pequenos passos;
. Cuidar melhor do nosso interno;
. Saber que não somos perfeitos!
Muitas vezes, a insegurança nos leva a sofrer com antecedência por coisas que nem aconteceram ainda e a ansiedade pode vir à tona. E, esse é apenas um dos reflexos negativos que a insegurança emocional acarreta em nossa vida. Conversar sobre isso com alguém também pode ajudar muito!
Agora, o que cada uma das dicas acima significa?
Evitar comparações:
Todos temos conflitos internos e pensamentos de que o outro está numa situação mais favorável do que a nossa, mas ninguém é igual e você deve se orgulhar por quem você é e da sua jornada, pois ela é única!
Aceitar que temos pontos fracos:
Ninguém é de ferro, certo?! Algum dia você pode se sentir desanimado, pensar que não é suficiente, mas isso é totalmente normal quando não acontece com frequência e quanto mais fácil você aceitar, mais rápido vai aprender.
Não levar tudo para o pessoal:
É óbvio que algumas palavras nos machucam, mas é muito importante filtrar o que ouvimos para identificar o que são críticas positivas e o que são críticas negativas, aproveitando e segurando apenas aquilo que faz sentido na nossa realidade.
Curar as feridas do passado:
Sabe aquele sentimento antigo que você carrega já faz tempo? Tá na hora de desapegar! Só leve consigo o que for para o seu crescimento pessoal. Muitas vezes, esses sentimentos negativos acabam nos puxando para baixo e não possibilitam nossa liberdade emocional.
Valorizar os pequenos passos:
Pequenos passos geram uma grande caminhada! Começamos com passos lentos e pequenos e em alguns momentos já podemos estar correndo em direção ao nosso objetivo. Respeitar nossos limites é uma regra fundamental.
Cuidar melhor do nosso interno:
Nós temos tempo para tudo, para sair, para trabalhar, para dormir, mas e o tempo para nossa saúde mental e emocional? É muito importante colocar na sua agenda horários pré-estabelecidos para se cuidar e firmar esse compromisso com o seu bem-estar.
Saber que não somos perfeitos:
Todos temos pontos fracos e erramos as vezes, não se pese por isso, afinal, são dos maiores desafios que vêm os maiores aprendizados!
Agora que você está consciente sobre o processo de libertação da insegurança emocional, por que não começa a caminhada? Aprender a valorizar e confiar em quem somos é uma das sensações mais satisfatórias que existem. Confiar em si e na sua capacidade é um caminho para o bem estar!
Se você gostaria de conversar sobre isso com alguém, saiba que nossos Anjos Eyhe estão prontos e disponíveis para falar com você agora mesmo! Basta acessar eyhe.com.br
Deixe um comentário