Se você quer controlar a ansiedade, existem algumas técnicas que podem te ajudar.
“Você não precisa controlar seus pensamentos. Você só precisa parar de deixá-los controlá-lo.“ – Dan Millman
Um dos paradoxos de aprender a lidar com a ansiedade é que muitas vezes significa que você está preparado para o caos e a crise.
Índice
Os momentos de crise
Uma das maiores coisas sobre como viver com ansiedade é saber que ela nunca desaparece, mas você pode aprender maneiras mais produtivas de lidar com isso.
Em um momento de crise, muitas pessoas dizem: “Estamos todos no mesmo barco”, o que não acho exato. Todos nós somos forçados a sair para nossos botes salva-vidas individuais; alguns de nós estão em águas mais rochosas do que outros, outros têm a sorte de ter ilhas pessoais literais nas quais se refugiar.
Agora, vamos fazer um breve curso sobre as coisas que você pode fazer para ajudar a gerenciar sua ansiedade.
Vale a pena notar, essas não são as únicas coisas que você pode fazer e nem todas serão úteis para todos, mas essas são as ferramentas para as quais recorro com mais frequência:
6 Técnicas para evitar a ansiedade:
1. Mantenha uma rotina
O caos pode fazer com que você queira fazer tudo e nada de uma só vez. É como tentar correr mais rápido até a linha de chegada quando você já está exausto. Você quer fazer qualquer coisa para reivindicar de volta uma sensação de controle, mas muitas vezes isso apenas resulta em você se sentir envolvido pelo fato de que nem sempre pode controlar tudo.
Quando estou ansioso, luto para que as coisas ocupem meu tempo, faço listas de listas que preciso fazer. Em algum lugar do meu subconsciente, acho que minha opinião é que “certamente uma dessas coisas funcionará”. Por outro lado, é menos provável que o trabalho realizado em pânico seja estratégico ou seja bem-sucedido. Isso pode aumentar a sensação de desesperança desmotivadora.
Quando é realmente difícil, você pode dar um passo adiante e listar suas tarefas, mesmo que seja “assista a algo novo no Netflix” e “vá para a cama em um tempo razoável”. Ver as coisas riscadas da lista não é apenas gratificante, é também uma ótima maneira de acompanhar o fato de que as coisas estão sendo feitas com o passar do tempo.
2. Anote as coisas
É incrível como um bloco e uma caneta são importantes para mim. Eu sempre tive o hábito de escrever meia hora de fluxo de consciência por dia. Explorar livremente no papel geralmente é a melhor maneira de produzir coisas profundas em sua psique que você ainda não pensou e que podem ser ótimas piadas.
A prática evoluiu para algo que é muito mais terapêutico. Isso me permite me expressar quantas vezes for necessário, sem aborrecer alguém com os mesmos pensamentos repetitivos, e muitas vezes me permite entender as coisas que estou pensando que estão ligadas às emoções que estou sentindo.
3. Lembre-se de manter contato
É fácil presumir que todos sabemos como estão se sentindo, mas compartilhá-los ainda ajuda. Nessa nota, dê um passo adiante e verifique pessoas, mesmo pessoas que podem não esperar que você o faça. É sempre bom saber que alguém está pensando em você, e se familiarizar com um velho amigo ou conhecer um novo amigo muitas vezes pode ser uma faísca que leva a uma grande positividade.
Se você precisar de alguém para conversar, saiba que pode contar com o Eyhe! Lá você encontrará pessoas que já superaram vários desafios e hoje querem ajudar pessoas! É só clicar AQUI!
4. Conheça seus gatilhos
Ao saber onde está sua cabeça, você perceberá que certas coisas correm o risco de desencorajá-lo mais. Anote esses gatilhos e esteja pronto para aprender novas maneiras de responder a eles.
Por exemplo, embora não fuja de conversas sobre a pandemia do COVID-19, definitivamente evito especulações de longo prazo. Eu não acho útil; na verdade, acho isso esmagador. Em vez disso, tento manter qualquer conversa ligada a como estou me saindo atualmente, com as restrições em vigor.
É provável que seja diferente para você, mas sejam quais forem seus gatilhos, conheça-os, evite-os sempre que possível e esteja pronto para responder quando não.
5. A meditação funciona
Eu sei, eu sei, é clichê. Muito tempo depois de ter descoberto os benefícios da meditação, ainda me encolho quando ouço alguém supor que, porque sou um defensor da meditação, também devo acreditar em cristais ou signos estelares. E ainda não suporto pessoas fingindo que meditação significa que você nunca mais se sentirá infeliz.
Mas a meditação funciona. Em particular, aprender a deixar passar o desconforto precoce – para se acomodar e observar a inquietação e sentir que ela diminui naturalmente – é como um treinamento com pesos para o seu cérebro. Depois que você pode fazer isso, é muito mais fácil aceitar que algumas coisas estão fora de seu controle e esperar que elas passem.
6. Continue rindo
Não perca seu senso de humor. Não se sinta culpado por querer rir e ser capaz de encontrar humor em momentos difíceis.
Quando se trata de lidar com a incerteza em tempos de crise, as pessoas que desenvolveram mecanismos de enfrentamento para lidar com a ansiedade são viajantes experientes.
E não se esqueça que nesta jornada, você pode contar com o Eyhe! Conversar com pessoas que já superaram o mesmo desafios que você está vivendo pode ser inspirador! Clique aqui e converse!
TRADUÇÃO LIVRE. Postado em Tiny Buddha.
Pingback: Final de Semana do Autocuidado! - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: O que fazer quando você estiver cansado da vida? - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: Como encontrar a paz dentro do caos? - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: Será que você está sofrendo com o excesso de notícias?