Passamos muito tempo dos nossos dias imaginando coisas sobre o futuro. Que tal deixar as coisas acontecerem? Veja 3 maneiras para amenizar a ansiedade:
“Não há espaço suficiente em sua mente tanto para preocupação e fé. Você deve decidir qual deles vai viver lá”. – Sir Robertson
Você se considera uma pessoa preocupada?
A ansiedade faz com que eu sinta como se eu estivesse preso na minha cabeça, com um aperto no peito e chaves emocionais no meu instinto.
Índice
- 1 3 maneiras para amenizar a ansiedade: A psicologia da preocupação.
- 2 1. Pratique usando imagens.
- 3 3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
- 4 2. Esteja disposto a se sentir desconfortável.
- 5 3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
- 6 3. Planeje o que você pode.
- 7 3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
- 8 4. Coloque em prática!
3 maneiras para amenizar a ansiedade: A psicologia da preocupação.
Minha tia me disse uma vez: “Você está preocupado porque você está tentando controlar o futuro e isso é impossível.”
Naquele momento eu percebi que os problemas que eu tinha com preocupação e ansiedade foram eu que criei.
Então ficou me perguntando: Se eu criei a preocupação e a ansiedade com os meus pensamentos, talvez eu possa criar relaxamento com meus pensamentos também.
Depois de pesquisar sobre a psicologia da preocupação, eu aprendi algumas práticas que me ajudaram na transição de uma pessoa preocupada crônica tenso para uma pessoa bastante descontraída.
Eu ainda tenho meus momentos, mas não é nada como antes.
Hoje, eu gostaria de compartilhar três das minhas melhores práticas com você. Espero que elas possam te ajudar no momento de reduzir a sua preocupação e ansiedade.
Vamos começar:
- Pratique usando imagens.
- Esteja disposto a se sentir desconfortável.
- Planeje o que você pode.
- Coloque em prática!
1. Pratique usando imagens.
Isso envolve a prática de visualizar para conseguir lidar com os piores cenários com confiança.
E só para ficar claro: Você está visualizando o cenário do pior caso, não é o melhor caso. Como o pessimismo defensivo, que pode ajudar com a ansiedade mais do que o pensamento positivo.
Então, ao invés de se preocupar em ser esmagado pelo cenário de pior caso, tente visualizar com confiança.
Aqui está um exemplo (que eu até sinto vergonha de compartilhar porque parece tão bobo):
Recentemente, comecei a namorar com um cara. Eu desenvolvi alguns sentimentos graves no relacionamento. Eu tive o primeiro encontro de maior sucesso da minha vida com ele e tem sido incrível desde então.
Mas em vez de ficar animado com o potencial, comecei a preocupar-se sobre todas as coisas que podem dar errado.
Especificamente, eu estava me preocupando com o futuro. Pensava que nós não seríamos capazes de ficar sem nos ver por semanas, porque ele era uma pessoa muito ocupada. A cada dia aquele sentimento ansioso me deixava devastada pelo pensamento do futuro.
Eu deixei minha ansiedade me consumir. Em vez de permitir que as coisas acontecessem naturalmente, eu decidi me sabotar.
E é aí que o interruptor acontece.
Em vez de se preocupar em como eu me sentiria devastada se não pudéssemos passar algum tempo juntos, eu comecei a visualizar eu me sentindo bem, mesmo se eu não conseguisse vê-lo.
Em vez de pensar sobre o vazio, eu pensei sobre todas as outras coisas maravilhosas que eu poderia fazer com o meu tempo, como surfar ou meus hobbies. Tudo isso me ajudou demais no momento de colocar minha mente e corpo à vontade!
Aqui estão mais detalhes sobre o processo:
3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
Comece a imaginar a situação que lhe traz ansiedade. Como você está se sentindo? O que você está pensando?
Em seguida, comece a imaginar um brilho quente de confiança que existe dentro de você. Sinta os sentimentos de ser totalmente confiante e capaz. Como é? O que você está pensando?
Então, imagine algo dar errado e depois imagine-se lidando com essa situação com confiança e facilidade também. Que pensamentos e sentimentos ajudaram você lidar com isso?
Sinta-se confortável com esses pensamentos e sentimentos.
Este “ensaio mental” ajuda a ativar a neuroplasticidade, a capacidade do seu cérebro para religar-se e formar novas conexões neurais, como novos circuitos de pensamento.
Quanto mais você praticar o uso de imaginar imagens, mais você irá fortalecer os novos circuitos de pensamento para pensamento positivo e assim, você vai conseguir enfraquecer os laços de pensamento para se preocupar.
Aos poucos você vai se tornando cada vez mais um pessoa tranquila, pois seu cérebro estará sendo treinado para pensar pensamentos confiantes em vez de pensamentos preocupantes.
2. Esteja disposto a se sentir desconfortável.
Preocupação e ansiedade muitas vezes vem quando nós tentamos evitar possíveis dores. Nosso cérebro primal é ligado a buscar o prazer e evitar a dor. Já a ansiedade é frequentemente causada por se preocupar com o potencial de dor que pode sentir no futuro.
Às vezes estamos com tanto medo da dor emocional e da perda, que nos esquecemos de que essas dores não podem nos prejudicar fisicamente.
E é aí que o ditado “Faça as pazes com o desconforto” irá atendê-lo, pois a sua capacidade de ser desconfortável está diretamente relacionada à sua capacidade de ser uma pessoa relaxada.
Às vezes, assumimos que precisamos estar confortáveis, para conseguir estar relaxado. Mas, por vezes, estar relaxado significa simplesmente se sentir desconfortável e estar bem com isso.
No meu namoro, eu tive que desenvolver a habilidade da incerteza para conseguir tolerar, pois, é uma sensação desconfortável para mim. Embora a incerteza me fizesse se sentir desconfortável, eu aprendi a dar espaço para ele em vez de se preocupar sobre como fazer isso ir embora.
Se você quiser desenvolver a habilidade de desconforto tolerando também, aqui está como você pode fazê-lo:
3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
Uma ótima maneira de praticar a tolerância com o desconforto é tomar banho frio. Sim! Mesmo apenas uma ducha fria de cinco minutos por dia pode treinar seu cérebro a tolerar o desconforto.
Outra opção além do banho frio: Deixe quinze minutos todos os dias para o seu período de prática desconfortável. Esses períodos de prática vão te ajudar a desenvolver a habilidade de tolerar o desconforto.
Assim, sempre que você começa a se sentir desconfortável em sua vida diária, você vai usar aquela situação como prática. Tudo isso vai te ajudar a fazer as pazes com o desconforto, assim, você vai lidar com ele da melhor forma possível.
Por exemplo, se você realmente odeia falar em público, então use sua reunião semanal como uma oportunidade para praticar o desconfortável pelo menos uma vez.
Quanto mais você praticar o sentimento de estar desconfortável, melhor você vai chegar a ser desconfortável. E quanto mais desconfortável você está disposto a ser, menos preocupação e ansiedade que você vai sentir.
Você vai aprender a deixar a sua vida se desdobrar naturalmente sem se preocupar.
3. Planeje o que você pode.
Durante alguns meses da graduação da faculdade, eu experimentei o maior ataque de ansiedade e preocupação.
Sabe aquele dilema do: E se, e se, e se?
Alimentada por toneladas de estresse, eu trabalhei muito duro para aplicar dezenas de postos de trabalho antes de me formar.
No final, acabei conseguindo um emprego através de um amigo que passou a mencionar a oportunidade através de conversa aleatória. Eu não poderia ter planejado isso.
Toda a minha preparação valeu a pena, mas eu entendi uma lição que tirou toda a preocupação desnecessária e ansiedade:
Se eu tivesse feito tudo exatamente da forma que eu fiz ou se tivesse feito tudo relaxado, eu teria criado o mesmo resultado.
“Uma das razões de vivermos apressados, assustados e competitivos é porque vivemos a vida como se fosse uma emergência. Tudo isso é reflexo de que o nosso medo transforma a ideia de que se vivermos mais pacíficos e amorosos, iríamos parar de atingir nossos objetivos.” Richard Carlson
Às vezes a gente começa a acreditar que o estresse é algo essencial para fazer as coisas.
Lembre que você pode ser uma pessoa totalmente relaxada e ainda fazer tudo, sem preocupação.
3 maneiras para amenizar a ansiedade: Como fazer isso
Sente-se e anote todas as coisas que estão te causando estresse e preocupação. Em seguida, finja que você está treinando alguém com esses problemas.
Que conselho você daria a eles? Quais os passos que você diria para a pessoa dar?
Então, siga esses passos e pare por aí. Não se preocupe se fez ou não fez o suficiente. Você seguiu seu próprio conselho e você pode relaxar sobre o resto.
Planejar o que você pode e então, respirar.
Não deixe que a sua mente continue projetando sobre todas as coisas que podem dar errado.
Apenas tenha fé e deixe o universo carregá-lo por um tempo.
4. Coloque em prática!
Juntos, estes três passos me ajudaram a reduzir seriamente a minha ansiedade e preocupação.
Comece lidando com as imagens e com os períodos de prática desconfortáveis como hábitos diários.
Isso irá ajudá-lo a desenvolver a habilidade de tolerar o desconforto e sua preocupação e ansiedade irá diminuir.
Com o tempo, você vai ficar melhor para deixar a vida desdobrar do jeito que sempre foi concebido para ser.
Tradução Livre. Postado em Tiny Buddha.
Se a sua ansiedade continuar, saiba que no Eyhe existem pessoas que já superaram esse desafio e hoje podem te ajudar de coração aberto! É só clicar AQUI!
Pingback: Saiba como mudar seu foco agora! - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: O que você diz para si mesmo? - Blog Eyhe - Suporte Emocional