Será que você está sofrendo com o excesso de notícias?

notícias emoções

O que está acontecendo no mundo? A terceira Guerra Mundial é possível mesmo? O que devemos fazer com nossas emoções em relação a isso? Estamos vendo diversas notícias sobre o que está acontecendo no mundo, seja na Europa, Ásia, América… e é ótimo estarmos ligados ao que está acontecendo, mas ao mesmo tempo pode ser preocupante a maneira como muitas pessoas lidam com isso.

Será que você sabe lidar bem com as más notícias? Sejam elas do jornal diário da sua cidade, do mundo, notícias pessoais ou do trabalho, escola, faculdade…

Bom, nesse texto falaremos sobre como lidar com as más notícias, especialmente as notícias que causam impacto global.

Você é curioso? Ou ansioso?

Por mais que não pareça, existe uma grande semelhança nos dois, o ansioso fantasia sua ansiedade com curiosidade, mas não é. Talvez o que você sinta não seja curiosidade, mas um medo excessivo que causa ansiedade.

Quando queremos muito saber de algum tema ou conteúdo, tem uma pergunta que é sempre válida: “por que eu quero aprender isso?” E responda pelo menos 3 a 5 porquês, garanto que vai se surpreender com as respostas e principalmente com a raiz da sua curiosidade.

Pesquisar notícias não é o problema

O problema não é pesquisar sobre o que está acontecendo no mundo, seja pandemia ou o futuro da humanidade. A grande questão que precisamos estar atentos é no que essas pesquisas estão gerando em nós.

Geralmente quanto mais pesquisamos, seja em sites como Google, Instagram, Facebook, o algoritmo que relaciona os conteúdos começa a enviar ainda mais publicações para você, isso tudo vai criando uma bolha e quando menos esperamos, nossos assuntos, relacionamentos, nossa mente se torna isso.

Conversamos sobre isso o tempo todo durante o dia, chegamos em casa e assistimos vídeos, imagens, fotos sobre a mesma coisa, então fica difícil enxergar o mundo por completo, o que está acontecendo lá fora. 

conversar agora

O mundo está passando por momentos muito difíceis e é tempo de se compadecer, mas essas notícias precisam nos levar para um sentimento de ajudar e tomar uma atitude sobre isso, ao invés de nos deixar cada vez mais afundados em nossos sentimentos. É necessário calma e maturidade para lidar com a tristeza, para que possamos ir além de um simples remorso.

Como pesquisar do jeito certo

Existe uma maneira mais adequada de pesquisar, que pode evitar preocupações excessivas por causa da desinformação ou títulos que na verdade são “Click Bait”, as próximas dicas ajudarão você a ter uma consciência melhor sobre como funciona o ambiente virtual nessas horas.

Esteja atento à fonte das notícias

Essa fonte que você pesquisou é confiável? Além do rank que apareceu nas pesquisas do Google ou recomendação de alguém. Questionar é um exercício muito saudável, por mais que sejam sites conhecidos ou com muitos acessos, por trás de tudo estão pessoas que não são perfeitas, assim como eu e você podem errar.

Você pode pesquisar em fontes multinacionais, empresas com estruturas maiores, geralmente possuem um processo mais rígido para avaliação das informações, então se for pesquisar sobre o que está acontecendo no mundo.

Tenha pelo menos três fontes confiáveis falando sobre isso

Sim, saber o que está acontecendo no mundo não pode ser uma tarefa de apenas uma plataforma. Além disso, cada plataforma tem uma maneira de se comportar, uma identidade jornalística. Isso faz parte da marca, cultura da empresa e é muito bom, desde que tenhamos um olhar crítico sobre isso, precisamos analisar sempre o contexto de toda mensagem, ou então correremos o risco de ser preconceituosos e apenas olhar nossa perspectiva.

Filtre tudo o que você lê ou escuta

Como já explicamos anteriormente, por trás de tudo estão pessoas assim como eu e você, que podem errar mesmo com todos os anos de experiência, portanto, filtre tudo o que você lê, eu sempre gosto de passar por quatro filtros:

  • O que está escrito?
  • Quem escreveu (portal, site, plataforma, empresa)? 
  • O que esse texto está querendo dizer?
  • Dentro de qual contexto?

Esses filtros ajudarão a entender melhor tudo o que você ouve, lê, assiste. Analisar de uma maneira mais racional é importante para evitar ansiedade e desespero, e por favor, não basear seus argumentos em títulos apenas, sem ler todo o texto! Mas você não vai fazer isso né?!

Mantenha suas emoções equilibradas

O que você está sentindo com tudo o que está acontecendo no mundo agora? Se você pudesse escrever um sentimento, com sinceridade, qual seria? Tristeza? Preocupação? Raiva? Escreva, dê nome para o que você está sentindo, para que você possa trabalhar esse sentimento de uma maneira saudável, sem descontar em outras áreas.

Converse sobre as notícias do que está acontecendo no mundo com alguém

conversar agora

Quantas vezes guardamos o todo o peso pra nós e não compartilhamos com ninguém… é muito mais leve depois que abrimos nosso coração, aquilo que estamos sentindo para outra pessoa, conversar é uma grande ferramenta para ajudar a nos aliviar.

Quando colocamos pra fora, percebemos como nossa mente tinha imaginado milhares de coisas que não eram verdade, o problema de nos fechar em uma bolha é não ser capaz de olhar com outra perspectiva para as situações.

Os Anjos do Eyhe são treinados para isso e estão prontos para ouvir você agora mesmo. 

Acesse eyhe.com.br escolha um anjo e converse!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Conectado

Podcast Autoconsciente

(Parceiro Eyhe) Episódio 65