Para conseguir viver melhor, mais leve e livre de todas as coisas que já passaram, é preciso que você esqueça o passado. Saiba como se libertar do passado:
“Eu não mereço ser feliz.”
“Nunca serei bom o suficiente.”
“Não sou digno de amor.”
Soa familiar?
Ouvi isso durante anos enquanto trabalhava no ministério das mulheres. E ecoa de volta para mim a partir de minha própria experiência. Eu já passei por muitas histórias quebradas de inúmeras almas doloridas.
Todas essas frases se resumem a uma emoção central: vergonha.
Ao longo da minha vida, eu tenho estado muito familiarizado com essa emoção. Passei quase dezessete anos em um casamento destrutivo, tive vários abortos, fui diagnosticada com câncer, tive uma histerectomia por causa do câncer, quase enlouqueci e sofri um ataque cardíaco leve devido a todo o estresse. Além disso, minha mãe cometeu suicídio – ela deu um tiro na cabeça.
E então eu passei por um divórcio de alto conflito. Era tão caro que meu patrimônio líquido despencou e fiquei com muito pouco.
Índice
- 1 A vergonha
- 2 As lembranças da infância
- 3 Como se libertar do seu passado: O medo
- 4 Formas de ter medo
- 5 Como se libertar do seu passado: Combate contra a vergonha.
- 6 Como se libertar do seu passado: Novas experiências.
- 7 Como se libertar do seu passado: Você pode escolher o que sentir!
- 8 As energias negativas que criamos.
- 9 Traga a vergonha para a luz!
A vergonha
Desde que me lembro, comprei a mentira de que não era suficiente e acreditava que merecia abuso, dor e pesar. Durante a maior parte da minha vida tive vergonha de respirar. Pedia desculpas por tudo – pela desaprovação de outras pessoas, por todo o meu ser. Eu pensei que merecia todas as experiências ruins que tive, graças ao meu condicionamento anterior.
Nós, humanos, somos bons em reunir vergonha dentro de nós. Vítimas de trauma e abuso experimentam uma tremenda quantidade de vergonha tóxica e, se essa não for a sua história, é provável que você tenha sentimentos de indignidade internalizados pelas mensagens de vergonha que recebeu de pais, professores e colegas em seus anos de formação.
As lembranças da infância
As crenças de indignidade, portanto, geralmente se originam da infância, quando você tem uma maior vulnerabilidade de sentir vergonha que resulta de um diálogo interno autocrítico, da depreciação de esforços, realizações ou idéias, ou abuso físico, sexual ou emocional .
Experiências, boas ou más, iniciam o disparo neural no cérebro. Com o tempo, com a repetição, especialmente quando acompanhados de intensidade emocional, os circuitos neurais formam nossas respostas habituais à experiência. Em outras palavras, quanto mais nos envolvemos em certos pensamentos e comportamentos, mais nos tornamos propensos a ter tais pensamentos. Qualquer estado mental pode se tornar realidade com reforço.
Portanto, se em nossa infância nossos esforços para ser amados recebessem respostas negativas, nossa estrutura cerebral reagiria desenvolvendo padrões que reforçam nossos sentimentos de indignidade. Estaríamos condicionados a perceber tudo através de um filtro de vergonha.
Como se libertar do seu passado: O medo
Quando nos vemos através desse filtro, somos tentados a nos cobrir por medo de exposição. Tornamo-nos um tipo de camaleão, adaptando-nos às identidades que os outros colocam sobre nós.
Quando nos cobrimos assim, por causa de nossa vergonha, tendemos a desconectar, isolar e esconder. Criamos um tipo de isolamento protetor.
Se você precisar de uma conversa sem julgamentos e com muita empatia, saiba que pode contar com o Eyhe! Lá você irá encontrar pessoas que querem te ouvir e acolher. É só clicar AQUI!
Formas de ter medo
Quando meus filhos eram pequenos, eles tinham medo do escuro, como a maioria das crianças. Eu tentei todas as técnicas para se livrar do “monstro” que eles tinham medo, para que eles dormissem. Eu tentei uma luz noturna e até coloquei água em um frasco de spray, alegando que era “dissuasor de monstros” e pulverizei o quarto deles para manter os monstros afastados.
As minhas técnicas não deram certo. Então, falei para eles: “Se você vê um monstro, ele está vindo para você por uma razão. Da próxima vez que ele entrar no seu quarto, receba-o e diga: “Ei cara, o que há?” Depois você pode compartilhar biscoitos e leite com amigo monstro.
Meu filho estava tão animado. Ele estava muito ansioso para conhecer o monstro!
Toda manhã ele acordava e dizia: “Mãe, eu tentei ficar acordado a noite toda, mas o monstro não apareceu.”
Como ele não estava mais com medo, ele dormia a noite toda.
Como se libertar do seu passado: Combate contra a vergonha.
Combater a vergonha é mais ou menos assim. Comece puxando a cortina e olhando-a de frente. Quando você enxerga de fato, ela perde seu poder sobre você. Quando você a traz à luz, pode desconstruí-la, recalibrar, reconstruir sua história e ressurgir.
Mudanças duradouras ocorrem no seu sistema de crenças fundamentais, que pode ser atualizado. O termo “plasticidade” refere-se a essa capacidade de mudar o cérebro. Isso significa que é possível “mudar o roteiro” e se envolver em novos pensamentos. Assim, a transformação ocorre confrontando as crenças limitantes que você construiu sobre si mesmo e as identidades que outros lhe deram.
Como se libertar do seu passado: Novas experiências.
Você pode literalmente religar a memória da vergonha com novas experiências de auto-empatia e compaixão interior.
Você pode se libertar da vergonha!
Quando eu estava no fundo do poço, tive um amigo que disse: “Você não usa esse visual bem”. Queimei de vergonha, mas era verdade. Eu me sentia uma vítima, que se concentrava em como a vida era injusta para mim.
Então, comecei a praticar gratidão. Antes de meus pés baterem no chão pela manhã, eu agradecia!
Como se libertar do seu passado: Você pode escolher o que sentir!
O poder da escolha é a única coisa que nos separa de todos os animais do planeta. A qualquer momento, você pode escolher alegria, amor e gratidão. Ou você pode escolher raiva, ressentimento e impotência.
Isso significa que você não terá desafios? Obviamente não. Você terá os desafios de que precisa que o ajudarão a cumprir seu propósito.
Quando comecei a ficar obcecado com gratidão, minha vida começou a mudar!
As energias negativas que criamos.
Raiva e impotência criam energia negativa que atrai mais energia negativa. Quando você se move em gratidão, você instantaneamente move as coisas para a sua energia pelas quais pode se tornar mais grato. Quanto mais rápido fico grato, melhor me sinto.
A gratidão é uma energia de cura.
É claro que foi preciso muito mais do que gratidão para me ajudar a me libertar da vergonha, especialmente a vergonha que me foi imposta. Minha transformação foi resultado de mudanças de mentalidade, compreensão de emoções e mudança de hábitos. Com tudo isso eu aprendi que temos que desistir da história de não ser suficiente.
Nós somos o suficiente. Temos que trazer sua vergonha para a luz.
Traga a vergonha para a luz!
É assustador trazer à tona a vergonha, mas no momento em que você entra em uma nova liberdade, você aprende quem você é fora das identidades que todos os outros lhe deram, você se torna você mesmo. O digno, merecedor e mais do que suficiente você que sempre foi.
Está precisando de um ombro amigo? Saiba que no Eyhe existem pessoas que já superaram vários desafios e hoje estão prontas e dispostas a te ouvir e acolher da melhor forma possível! É só acessar AQUI!
Postado em Tiny Buddha.
Pingback: 6 Técnicas que vão te ajudar a evitar a ansiedade. - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: O que fazer quando você estiver cansado da vida? - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: Como encontrar a paz dentro do caos? - Blog Eyhe - Suporte Emocional