Hoje as dicas são sobre mudar! Aprenda e coloque-as em prática assim que você achar necessário. O que fazer para inovar? Leia e saberá!
“Às vezes até viver é um ato de coragem.”
– Seneca
Aos vinte e nove anos, minha vida não é perfeita, mas estou mais feliz do que jamais pensei que seria.
Todos os conselhos que recebi ao longo dos anos e minhas experiências de vida se resumem a três etapas simples. Se você se sentir infeliz com sua situação, como eu já fiz, talvez essas etapas também sejam úteis para você.
Leia agora sobre as dicas de o que fazer para inovar!
- O ponto de partida
- O problema
- A solução
- Aceitação
- Conclusão
1. Ponto de partida
O ponto de partida quase nunca é dito pelas comunidades de autoajuda. Por isso, eu acho que é um segredo, então vou sussurrar:
A vida é difícil.
Recém saído da escola, finalmente comecei minha jornada para construir uma vida melhor. (Meus objetivos eram muito modestos: eu queria ter meu TOC sob controle, melhores habilidades sociais e uma parceira.)
Na época, fui profundamente influenciado por livros que promoviam extrema positividade. Sou grato por esses livros porque naquela época não estava pronto para a lição da vida é difícil. Eles me deram a esperança que eu não tinha.
Mas esses livros também distorceram minha visão da realidade. Eles me levaram a conclusões bizarras: pensei que, se atingisse meus objetivos, seria garantida a felicidade ininterrupta.
Quando as coisas não correram do meu jeito, senti que havia algo errado comigo. Quando meus objetivos demoraram mais que o esperado, invejei outras pessoas.
Também não compreendi que, em última instância, nossos desejos não são finitos. Atingir meus objetivos não me levaria a um lugar de perfeita felicidade. Em vez disso, simplesmente me traria novos desejos e obstáculos.
Hoje ainda leio livros de autoajuda, mas sou inclinado a pensar nos pensadores estóicos. Embora os estóicos trabalhassem em prol de seus desejos, suas ações vinham de uma visão clara da realidade. Eles entendiam que, mesmo que você se tornasse tão rico ou bonito como sonha em se tornar, a vida continuará sendo um desafio.
O ponto de partida leva você exatamente a isso – o ponto de partida. Traz você para a plataforma firme da realidade. A vida é difícil e nenhuma quantidade de pensamento positivo ou estabelecimento de metas pode mudar isso. Isso não é uma coisa boa ou ruim. Apenas isso.
2. O problema
O problema é a lacuna entre quem você quer ser e quem você é hoje.
Quando criança, sempre invejei minha irmã. Ela era socialmente experiente e tinha muitos amigos. E aqui estava eu - desajeitado, desajeitado e fora de sintonia.
Meu isolamento social foi doloroso, com certeza. No entanto, apenas a percepção de que eu era diferente de quem eu queria ser, aumentou muito a minha miséria.
A Etapa 2 é perceber que, embora exista uma lacuna entre quem você quer ser e quem você é, tudo bem. Isso não significa que você não vale nada. Isso também não significa que você falhou em si mesmo como pessoa.
Estou super consciente de todas as deficiências em mim. Eu me irrito com todos os pequenos erros que cometo. Eu esqueço de me lembrar que todo mundo tem deficiências. E é humano cometer erros.
E os ganhadores do Nobel? Sim, eles também cometem erros. E presidentes? Sim! Celebridades e estrelas do esporte? ABSOLUTAMENTE TODOS!
3. A solução
A solução nos fornece duas ferramentas para construir uma vida feliz: agitação e aceitação.
Apressar-se é a abordagem da força bruta para a felicidade: você toma grandes quantidades de ação e não deixa pedra sobre pedra ao perseguir seus sonhos. E funciona!
Se você dedicar consistentemente tempo e esforço, provavelmente conseguirá o que deseja.
Foi assim que atingi meus objetivos originais: trabalhei com um psiquiatra para controlar meu TOC. Eu me forcei a conhecer novas pessoas para adquirir habilidades sociais. E um dia, conheci uma senhora maravilhosa que me achou interessante.
E então, bem, comecei a querer mais. Ao contrário das minhas expectativas, não diminuí o ritmo para aproveitar o que tinha. Eu apenas continuava querendo mais e mais.
Achei que morar na cidade não era divertido, a menos que você tivesse um emprego bem remunerado. E era impossível parecer aceitável enquanto usava óculos. Meu relacionamento ficou obsoleto e comecei a procurar alguém novo.
Para meu horror, percebi que minha vida não passava de uma esteira! Meus desejos acabaram sendo completamente sem sentido. E a felicidade permaneceu tão longe como sempre.
Continue lendo para sabe o que fazer para inovar!
4. Aceitação.
Aceitação é exatamente o oposto de se apressar. A aceitação não precisa que a realidade mude de forma alguma. O que é, é.
A aceitação também é a porta de entrada para a gratidão. Você começa a desacelerar e valorizar o que já tem.
Aceitei que meu relacionamento não durasse para sempre. Isso me permite apreciar o que significa estar juntos hoje. (Faço questão de aproveitar todas as noites que passamos juntos.) Da mesma forma, aceitei o TOC como parte de mim. E agora estou livre para aproveitar os benefícios de ser super detalhista.
Finalmente, a aceitação permite ver que nem todos os objetivos valem a pena perseguir.
Agora saiba a última dica sobre o que fazer para inovar!
5. Concluímos:
Apressando-se o tempo todo faz minha vida parecer uma esteira sem sentido.
Mas confiar apenas na aceitação é um caminho muito espiritual. (Ainda não estou pronto para isso.)
A solução, então, é uma mistura de agitação e aceitação. Eu ainda persigo meus desejos. Ao mesmo tempo, sei que conquista e felicidade são duas coisas separadas.
Para minha felicidade, dependo de aceitação e gratidão.
Agora que você sabe o que fazer para inovar, é só colocar as dicas em prática!
TRADUÇÃO LIVRE. Postado em Tiny Buddha.
Se você tiver grandes dificuldades para sair da zona de conforto e mudar a sua vida, saiba que no Eyhe você encontra este incentivo! É só acessar e conversar com pessoas que querem e vão te ajudar da forma que puderem! Clique AQUI!
Pingback: Como lidar com a incerteza? - Blog Eyhe - Suporte Emocional
Pingback: Como se libertar do seu passado? - Blog Eyhe - Suporte Emocional