Colocar as outras pessoas antes dos nossos desejos e vontades, pode nos prejudicar seriamente. Por isso, diga não para os outros e sim para você! Saiba como fazer isso, lendo:
“Quando você diz sim para os outros, certifique-se que você não está dizendo não a si mesmo.” – Paulo Coelho
“Sim, claro!”
Foram vários sim. Responder isso parecia ser a palavra-chave em meus relacionamentos com parceiros, família, amigos e colegas.
Eu queria ser útil, queria estar lá quando as pessoas precisavam de mim, não queria decepcioná-los ou desagradá-los. Eu passei muito do meu tempo dedicado a minha autoimagem como uma pessoa capaz.
Índice
- 1 Os traços da infância
- 2 As consequências
- 3 Diga não à falta de limites.
- 4 Diga não à inautenticidade.
- 5 Diga não ao auto sacrifício.
- 6 Diga não ao pessimismo.
- 7 A sua resposta…
- 8 Diga não para pessoas e situações.
- 9 Como usar o poder do não?
- 10 Aos poucos
- 11 A lei da atração
- 12 Diga sim para a sua vida!
- 13 Diga sim para auto realização!
Os traços da infância
Quando criança, eu acreditava que os outros eram mais dignos do que eu, que as suas necessidades e desejos deveriam ter precedência sobre os meus. Eu me sentia culpada por dizer o que eu queria ou como eu me sentia, como se eu não tivesse o direito.
Por tudo isso, eu sempre tive dificuldade em expressar minhas opiniões e necessidades, pois, eu acreditava que todas os meus pensamentos, sentimentos e desejos não eram importantes.
Eu também tinha medo do confronto, por isso tentava evitar de qualquer maneira. Dizer o “não” me fazia correr esse risco, sentia como se fosse provocar a ira de alguém, fazendo com que eles pensasse mal de mim.
Minha disposição para dizer sim certamente não me fazia ganhar mais respeito ou consideração das outras pessoas.
As consequências
Meu hábito de agradar as pessoas acabou atraindo para o meu círculo de convívio pessoas que me desrespeitavam e me usavam.
Isso inclui um relacionamento que tive com um cara, no final resultou em um rompimento pois ele era um valentão.
Durante todo o nosso tempo juntos, eu sempre segui o que ele queria. Eu não parava de dizer sim ao relacionamento, mesmo com ele me maltratando emocionalmente e psicologicamente. Continuei colocando as necessidades e felicidade dele antes das minhas e é claro que ele não tinha respeito por mim. Como ele iria me respeitar quando parecia que nem eu mesma me respeitava?
Foi quando eu fiquei doente que eu percebi que eu precisaria dizer não para o relacionamento e começar a dizer sim para mim mesma.
O fim do meu relacionamento me fez ver que, as nossas conexões mais próximas são as que mais deveríamos dizer não. Pois, muitas vezes somos mais flexíveis com as pessoas que estamos mais perto.
Diga não à falta de limites.
Limites são essenciais para conexões saudáveis, assim, você consegue mostrar que você respeitar a si mesmo e seu parceiro. É através da nossa capacidade de dizer não ao outro que chegamos a conhecer os nossos parceiros e também se conectar com eles profundamente.
Pessoas que querem agradar muitas vezes têm dificuldade em estabelecer limites e claro, este foi certamente o caso para mim. Mas, foi assim que eu percebi que precisava estabelecer limites antes de embarcar em outro relacionamento.
Eu tinha que construir a minha autoconfiança e começar a confiar em mim mesmo, precisava descobrir o que eu gostava e não gostava, o que eu queria e não queria. Eu sabia que se eu continuasse a ter limites nebulosos, eu ficaria vulnerável e continuaria atraindo para a minha vida pessoas como meu ex-namorado.
Diga não à inautenticidade.
Eu acreditava que ir junto com o que as outras pessoas queriam significaria menos desacordo e conflito. Pensei que seria bom para os meus relacionamentos, mas na verdade era o oposto.
Sempre que eu dizia sim, de forma impotente, eu estava sendo inautêntica comigo mesma e com a outra pessoa. Houve pouca honestidade em muitos dos sins que eu disse.
A necessidade de ser apreciada, aprovada e agradar a outra pessoa ofuscava a minha necessidade de ser fiel a mim mesmo.
Quando não nos sentimos capazes de expressar os nossos desejos e necessidades em um relacionamento, a nossa conexão carece da verdadeira intimidade. Se não podemos estar abertos para o nosso parceiro, como poderíamos ser íntimos?
Se nos apegarmos em deixar o nosso verdadeiro eu para trás por medo de conflito, só iremos criar conexões inautênticas. Que ao passar do tempo não poderiam se transformar em algo mais profundo e mais forte, pois, é tudo artificial.
A intimidade não floresce a partir de pretensão, mas sim da autenticidade.
Diga não ao auto sacrifício.
No passado, já tive que dizer muitos sins com relutância e com pouco entusiasmo, o que obviamente não agradou a outra pessoa. Eu senti que estava sacrificando meu tempo e minhas energias. Fui muitas vezes entediado fazer coisas que eu não queria fazer.
Quando você se sentir obrigado a concordar em fazer algo que você não quer fazer, você acaba se sentindo ressentido com a pessoa que pediu e se ressente consigo mesmo pela sua fraqueza.
Diga não ao pessimismo.
As pessoas que têm dificuldade em dizer não, muitas vezes são preocupados com as reações e sentimentos de outras pessoas. Eles tendem imaginar todos os tipos de cenários negativos resultantes de dizer não.
No entanto, nós não somos responsáveis pelas reações dos outros. As únicas reações e emoções que podemos controlar são as nossas. Isso foi uma revelação para mim, tendo em conta a minha infância.
Quando um parceiro age de uma forma negativa ao ouvir o nosso “não”, acaba revelando que realmente não sabem confiar.
Responda para si mesmo:
Será que o seu parceiro ficaria zangado se você se atreveu a expressar a sua opinião, ao ponto de deixar de te amar?
Se assim for, o que essas reações dizer sobre ele?
Você quer estar com alguém assim de qualquer maneira?
Se eles preferem que você seja um capacho e sempre complacente, o que isso diz sobre sua visão de relacionamentos?
A sua resposta…
Se você dizer sim por medo, você precisa olhar para o seu relacionamento. Pois, o medo é uma indicação de um desequilíbrio de energia. Há uma grande diferença entre ter medo de seu parceiro e ter medo de expressar a sua opinião dizendo “não”.
Se o seu parceiro é tão adverso para você expressar seus desejos e necessidades, você deve deixar esse relacionamento. Você não pode ficar com alguém que pensa que as suas necessidades e desejos não são importantes. Não é bom para a sua autoestima e, como eu descobri, para a sua saúde.
Diga não para pessoas e situações.
Você não iria dizer não aos outros para ferir. Você não iria dizer não para se proteger de pessoas e situações que podem prejudicá-lo.
Quando você diz não para as pessoas ou situações, você abre o espaço para a energia positiva e relacionamentos entrar em sua vida. Ele permite que atividades e oportunidades mais valiosas apareçam no seu caminho.
Você deve criar limites necessários que lhe dão tempo para si mesmo, tempo para se concentrar em seu autocuidado, interesses e o que mais importa para você.
Eu tive que cortar os laços com certas pessoas, percebendo que não contribuem em nada além de negatividade para a minha vida. Eu tive que dizer não a essas relações.
Como usar o poder do não?
Temos obrigações com os nossos entes queridos e devemos estar lá para eles quando eles realmente precisam de nós, mas também temos obrigações com nós mesmos.
Quando dizemos não, não deve intencionalmente causar uma outra pessoa qualquer dano real. A pessoa deve ser compreensiva, ter consideração e compaixão.
Isso ajuda no fato de que você não está dizendo não para a pessoa, mas por você.
Comece dizendo não para conhecidos, colegas ou qualquer outra pessoa que você se sente mais seguro em dizer não.
Depois de ter ganho essa confiança, você pode dizer não para assuntos menos importantes em seus relacionamentos. Podendo ser sobre, o que comer no jantar, qual filme ver no cinema, e assim por diante.
A maioria dos meus amigos e familiares ficaram surpresos quando eu não fiz o que eles queriam. Mas suas reações não foram negativas, muitos ficaram aliviados e satisfeitos, pois eu estava sendo assertiva.
Aos poucos
Comecei dizer não aos pedidos mais significativos, sendo eles ajudas ou favores maiores que levariam mais tempo e energia. Com o tempo, dizer que não se tornou mais fácil.
Não se sinta apressado ou pressionado a tomar uma decisão se você precisa de tempo para pensar sobre o pedido de alguém. Simplesmente diga: “Posso retornar?” “Eu preciso verificar o meu horário primeiro”. Qualquer impaciência por parte da outra pessoa é o seu negócio, e não há necessidade de ficar preso em uma discussão antes de dar sua resposta.
É importante manter a calma quando você quiser dizer não. Você não precisa dar muitas razões.
A lei da atração
O poder de dizer não é um prática parecida com a Lei da Atração! Quando você tem o hábito de colocar a sua mente em algo e realmente acreditar que vai conseguir e você consegue! Se tiver interesse em saber mais sobre a prática da Lei da Atração, pressione aqui!
Diga sim para a sua vida!
Proteja o seu poder pessoal em seus relacionamentos. Ele permite que você seja mais honesto com as outras pessoas, com você mesmo, e com o que você quer.
Dizer não foi algo que me fortaleceu e me permitiu priorizar o meu tempo. Afinal, nosso tempo é limitado, então não podemos dizer sim para tudo.
Comecei a me concentrar nos aspectos positivos de dizer não: mais tempo para fazer o que eu queria, aumento da autoestima, boas relações, e claro, maior controle sobre a minha vida!
Diga sim para auto realização!
Dizer não e cuidar melhor de mim mesmo fez com que eu me sentisse mais poderosa, porque daquela forma eu estava sendo autêntica. O mais honesto de tudo foi que mesmo estando prestes a dizer sim e não, as pessoas estavam respeitando o meu tempo e meus limites.
Eu também aprendi que eu posso viver com a decepção dos outros, dando menos importância sobre sua reação ao meu não. Eu não tinha mais medo de pessoas perturbadoras.
Recusar algumas atividades não irá te impedir de ser uma pessoa agradável e atenciosa. Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é dizer não a alguém, incluindo você.
É preciso ter a consciência de que você não precisa esgotar-se a fazer tudo para todos, a fim de ser apreciado e valorizado.
Ajudar aqueles que precisam de você, é sempre uma coisa boa. No entanto, você não pode ajudar a todos, mas você pode ajudar a si mesmo.
Tradução Livre. Postado em Tiny Buddha.
Se você precisar de um ombro amigo, saiba que no Eyhe você encontra pessoas que querem te ouvir e acolher. É só acessar AQUI!
Pingback: 6 Hábitos que aumentam a ansiedade. - Blog Eyhe - Suporte Emocional