“O entendimento é o outro nome do amor. Se você não entender, você não pode amar.” – Thich Nhat Hanh
Recentemente eu participei de uma oficina no fim de semana e havia um homem no grupo que expressava um olhar estranho em seu rosto quando tinha que procurar um parceiro para trabalhar. Notei que algumas pessoas o evitavam, e talvez isso acontecesse pela maneira como ele olhava para as pessoas.
Em algum momento mais tarde no fim de semana, eu me sentei com ele. Era difícil julgá-lo, mas havia algo sobre ele que eu sentia um pouco estranho e eu podia ver que outras pessoas foram adiadas por ele.
Após o fim de semana terminar e eu ter conversado com ele, aquilo de alguma forma me levou a acreditar que ele é quase completamente cego. Com as suas lentes de contato ele pode ver bem, mas a pouca luz do quarto dificultava para ele distinguir rostos.
Naquele momento eu entendi. Foi por isso que ele deu uma vibração, porque ele estava tendo problemas em ver. A final, ele só queria finalmente se conectar com alguém.
A etiqueta interna de “estranho” que eu tinha dado para ele foi dissolvida em um instante, e foi no mesmo momento em que eu senti uma abertura no meu coração.
Índice
Compreender e deixar ir.
Muitas vezes nos sentimos frustrados e irritados com as pessoas ao nosso redor, projetando nossas emoções e frustrações sobre eles quando não conseguimos compreender. No momento em que entendemos, podemos mudar toda a nossa atitude, criando um espaço de abertura.
Imagine que você está dirigindo e o carro da frente começa a desacelerar. Você não entende o porquê mas se sente frustrado e impaciente. Talvez você comece a verbalizar sua frustração ou talvez você comece buzinar para liberar um pouco da sua tensão.
Então você vê que é uma mulher idosa atravessando a estrada, movendo-se lentamente.
Naquele momento, a sua frustração suaviza pois agora você entende o motivo do condutor estar quase parando na meio da pista.
Outro entendimento que podemos tirar deste exemplo: Você entende a mulher que está movendo-se lentamente, pois, talvez a sua mãe ou avó se move lentamente, ou você perceber que poderia ser você. Nesta situação, você gostaria que os motoristas te dessem o privilégio de atravessar a rua com calma. Ou também a pessoa pode ser jovem, mas está ferido.
O entendimento cria uma mudança mental que nos permite substituir emoções reativas e desconexão com compaixão e conexão.
Entendimento é um estado de mente.
Entendimento é mais do que algo que fazemos, como na tentativa de compreender a perspectiva de outra pessoa ou como se sentem. Sim, isso é parte dela, mas a compreensão é também um estado de espírito que podemos cultivar. Assim como alegria, entusiasmo, tristeza ou frustração são estados de espírito que regem a forma como vivemos a vida.
Quando nos sentimos alegres, nós pensamos, agimos e respondemos à vida de uma certa maneira. Já quando nos sentimos frustrados, pensamos, agimos e vivemos à vida tentando encontrar formas de justificar a nossa frustração em todos os lugares.
A compreensão é um estado de espírito que nos faz sentir mais pacífico, compassivo e conectado, criando uma atitude de “nós” em oposição a um “me vs. você”.
Nós não podemos saber os motivos de alguém agir de uma maneira. Mas, quando se trata de uma atitude de compreensão, não exige de nós que conhecêssemos os detalhes exatos da história de outras pessoas.
Compreender em seu nível mais profundo é como o amor, sendo um entendimento incondicional da humanidade do outro.
Cultivando uma atitude de compreensão.
Existem várias maneiras de cultivar a compreensão em sua vida, mas eu gostaria de compartilhar um exercício reflexivo aqui para ajudar você a entender e se conectar mais profundamente a si mesmo e da humanidade.
Pense em um momento em que você ficou irritado ou frustrado. Talvez um membro da sua família fez algo que realmente te incomodou ou talvez alguém te estressou no trabalho. A razão pela qual não importa aqui; você não está tentando justificá-la e definitivamente não estamos julgando como certo ou errado.
Quando você tem essa memória em mente, apenas sinta. Sentir as sensações em seu corpo, traz intensidade, calor, pensamentos e emoções. Se é desconfortável, tudo bem.
Não tente mudá-lo. Apenas sinta.
Experiência Real.
Eu tive uma experiência em um café, onde eu estava devolvendo a minha bebida porque eles tinham entregado errado. Quando eu disse para mulher no caixa que tinha feito a entrega errada, ela foi muito rude, me disse sem rodeios: “Isso é o que você pediu!”
Ela me pegou de surpresa. Aquela atitude me trouxe o sentimento de estar sendo acusada de algo que eu não fiz.
Senti uma onda de intensidade chegar dentro de mim.
Como eu estava prestes a reagir e entrar em uma discussão com ela, houve um momento em que em vez de sentir a minha raiva, eu podia sentir que ela estava estressada. Por alguns minutos, refleti e me esforcei para compreender que muita vezes não sabemos o que está acontecendo com alguém para ter certas reações.
Reação contra reação = conflito.
O mundo já é tão cheio de conflitos. Se queremos criar mais paz no mundo, temos que optar por não levar as coisas para o lado pessoal e responder com compreensão, compaixão, conexão e paz.
Não estou sugerindo que é fácil. Porém, eu acredito que existem momentos, como o do exemplo acima, em que existe a oportunidade de vivermos do nosso coração quando a reação natural é conflito.
Para mim, neste caso, a mudança para a compreensão foi: abrir meu coração e criar uma sensação de paz e conexão com a mulher.
O mundo precisa mais amor (Compreensão).
Muitas vezes julgamos ou reclamamos sobre as ações de outras pessoas. Mas se a gente se preocupasse em fazer uma pausa e ser honesto com nós mesmos, iríamos perceber que muitas vezes é só fazer algo que é semelhante a nós mesmos.
Todo mundo tem diferentes histórias de vida e traumas que condicionam a sua personalidade única. Por isso, podemos não saber a história exata de alguém, mais ainda devemos ser capazes de compreender.
“A compreensão é uma avenida em amor. É também uma expressão de amor em ação. Quando entramos em entendimento, estamos entrando em amor e quando o poder do amor supera o amor do poder, o mundo conhecerá a paz.” – Jimi Hendrix
Que tipo de mundo você quer viver?
Você vai escolher o entendimento em vez de reação hoje?
Tradução Livre. Postado em Tiny Buddha.
Se você estiver precisando de alguém para conversar, saiba que no Eyhe você encontra pessoas que vão te ouvir e te acolher. É só clicar AQUI!
Deixe um comentário