Saiba agora como viver sem propósito!

uma mulher se sentindo livre e desapegada

Muitas vezes ficamos vivendo atrás de um propósito de vida, e com isso, podemos nos frustrar. Saiba agora como viver sem propósito:

“Um bom viajante não tem planos fixos e não tem a intenção de chegar.”  -Lao Tzu

Cerca de um ano atrás, me deparei com um curso chamado: “Encontrar o seu propósito em 15 minutos.” Naquele momento, eu procurava cursos com este tema, pois ela primeira vez em minha vida, eu não tinha certeza do que fazer. Eu procurava por uma nova motivação para me puxar para a frente.

Existe uma pressão inquietante, especialmente a partir da comunidade de auto-ajuda, para viver uma vida de propósito. Por isso, quando eu não conseguia encontrar meu destino e muito menos cumpri-lo, uma sensação de fracasso tomou conta de mim.

Agora, eu não posso dizer se é possível encontrar o seu propósito em 15 minutos porque eu não comprei aquele curso. Mas eu posso dizer  que é completamente possível encontrar significado em uma vida sem propósito.

O recurso de propósito.

A resposta da pergunta “Por que estou aqui?” Pode dar-lhe um senso de direção para que você possa ir para frente na vida.

Algumas pessoas podem encontrar um propósito no trabalho, usando suas habilidades e talentos para servir as necessidades do mundo. Outros encontram o propósito em criar uma família, cuidar de seus entes queridos ou ser um membro ativo de sua comunidade.

Ter um propósito fará você sentir que está fazendo o que é para você fazer. É estar com o sentimento de que você está vivendo a missão da sua vida.

Em um mundo onde a maioria das necessidades humanas básicas são satisfeitas, acho que não é de admirar que agora estamos olhando para se tornar mais profundamente satisfeitos. Quando você já não tem que lutar para a mera sobrevivência, é apenas natural que você pare e faça algumas perguntas para si mesmo. 

O problema com propósito.

Viver uma vida proposital soa maravilhoso e eu não estou aqui para desvalorizar da existência proposital. Em vez disso, eu gostaria de lembrar aquelas pessoas que não encontraram propósito ainda: a vida pode ser significativa e gratificante sem ele.

O problema com o propósito é que nem todos os propósitos são reais, o que é de verdade é a nossa intenção e o apego ao encontrá-lo. Fazendo o trabalho que amamos, contribuindo para o mundo de uma forma significativa, deixando a nossa marca tornou-se um esforço tão valorizado.

Parece que fazem todos nós acreditarmos que se não tivermos algum objetivo final grandioso para cumprir, estamos de alguma forma falhando na vida. E com isso, estamos passando sobre a oportunidade de criar um sentido de vida sem ter um propósito.

A alternativa para propósitos. 

Este é o lugar onde eu gostaria de oferecer uma alternativa. Não para a mesma finalidade, mas para a glorificação do propósito. Lembrando também da corrida frenética que temos em descobrir que existe algo na vida que nos trará significado e realização.

Eu acredito que uma vida significativa é importante. Não tendo nenhum senso do porque você está mesmo neste planeta. Mas, em vez de ancorar-se em encontrar propósito, sugiro que você ancorar-se em valores.

Os valores pessoais são guias que podem ajudá-lo a navegar no mapa do caminho da vida, mesmo se você não sabe onde você está dirigindo. E o melhor,  eles são muito mais fáceis de encontrar do que propósito.

Saiba agora como viver sem propósito: Responda para si mesmo:

Pense em algumas pessoas que você admira.

Quais são os valores que eles exemplificam? Coragem, empatia, ambição? Se você olhar para qualquer um, é mais provável não por causa de suas realizações, mas sim o seu caráter, o que os ajudou a alcançar essas realizações. O que você gostaria de melhor no seu personagem?

Os valores pessoais permite que você viva ancorado no que é significativo para você. Valores, ao contrário de propósito, permite infundir significado em cada momento presente e não apenas encontrar significado em uma causa nobre.

Se você valoriza a bondade, por exemplo, viva com a bondade. Você pode transformar atividades diárias mundanas em oportunidades para ser gentil. Um trabalho chato pode se tornar um playground onde você pratica sua bondade. Fazendo com que você consiga demonstrar a bondade sempre. Como por exemplo, um membro da família chato se torna a sua oportunidade de mostrar-se com compaixão e consideração.

Minha jornada com a falta de propósito.

Eu costumava viver com um senso de urgência, sempre se movendo para a frente em uma tentativa de cumprir a minha missão na vida. Eu gostava de definir meta depois do gol, convicta de que uma vez que eu os tinha alcançado surgiria um senso de significado.

Mas, como eu trabalhava através dos marcos comuns na vida, o significado nunca veio. Assim, gostava de continuar definindo novas metas, com a certeza de que não tinha encontrado a única coisa que ainda que me faria sentir completa.

Os valores pessoais podem mudar tudo! 

Quando eu estava preso em uma importante encruzilhada no ano passado, eu lentamente mudei meu foco de encontrar o meu propósito de adicionar significado para o dia a dia. Um ano mais tarde, eu ainda não sei o que eu estou destinado a fazer na vida, mas estou contente de viver na questão por agora. 

Nesse meio tempo, eu encontrei significado em cultivar o meu personagem, vivendo os meus valores. Pessoalmente, eu valorizo a ​​coragem, a  ternura e a profundidade no momento. Por isso, eu uso atividades e desafios diários para colocar esses valores em prática.

O valor de ternura, por exemplo, me encoraja a amolecer meu eu interior e ficar aberto à vida em fases de dificuldades. Eu tento cultivar a parte do meu caráter por sempre ser compassivo com os outros, especialmente com aqueles que me desafiam. Também pratico a ternura através da autocompaixão, me permitindo ser fraco e vulnerável às vezes. 

Por último, eu tento cultivar uma sensação de profundidade na minha vida. Ao invés de percorrer Instagram, muitas vezes eu passo horas com os meus olhos presos em um livro interessante. E ao invés de viajar pelo mundo, eu fiz a minha missão de rever velhos lugares, para entrar nos cantos e recantos de uma cidade que conheço bem. Essa opção me parece uma maneira mais profunda de viagem, o que eu não encontro em finais de semana ou viagens de mochila exóticos.

Esses valores tem me dado a chance de ver cada momento como uma oportunidade de crescer e desenvolver meu personagem. Enquanto eu estou tentando descobrir o porquê de minha vida, valores me manter na pista com o quão. E, ao contrário de propósito, eu posso trocar e brincar com meu conjunto de valores, tanto quanto eu gostaria.

Saiba agora como viver sem propósito: O talvez da vida!

Talvez um dia eu vou tropeçar em cima de meu propósito. Ou, talvez, eu vou olhar para trás em minha vida na velhice e, finalmente, reconhecer que eu estava vivendo o meu propósito o tempo todo, e, finalmente, entender o que era tudo. Mas, por agora estou simplesmente curioso para experimentar a vida como ela se desenrola, encontrando significado ao longo do caminho, ancorando-me em valores.

Se você está se sentindo um pouco perdido na vida, saiba que estar com a mente aberta e pensar em várias possibilidades, ajudará encontrar um caminho cheio de significado e admiração, mesmo sem aquela coisa ilusória chamada propósito.

Agora que você leu o artigo: Saiba agora como viver sem propósito! Esperamos que as coisas melhores para a sua vida!

Tradução Livre. Postado em Tiny Buddha.

Se você quiser conversar com alguém sem julgamentos e com muita empatia, saiba que no Eyhe você encontra pessoas que já superaram vários desafios e hoje estão dispostas a ouvir e acolher! É só clicar AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Continue Conectado

Podcast Autoconsciente

(Parceiro Eyhe) Episódio 65