Hoje eu vim falar sobre um assunto, que precisa ser constante reforçado, que é a dependência emocional. Leia e liberte-se da dependência emocional.
Hoje eu vim falar sobre um assunto, que precisa ser constante reforçado, que é a dependência emocional e como nos afeta em diversos âmbitos sociais. Ela se passa quando você não assume 100% da responsabilidade pelos seus próprios sentimentos, quando você não define seu valor interno, fazendo ao contrário, deixando com que outras pessoas definam o valor que deveria ser dado por você, sendo assim uma vítima das escolhas alheias.
Liberte-se da dependência emocional!
Quais são os sintomas de uma pessoa dependente emocionalmente?
- Necessidade de reconhecimento alheio excessivo.
- Tomo pessoalmente o comportamento indiferente de outras pessoas.
- Não se comunicar por medo da reação externa.
- Sensação de vazio quando se está sozinho.
- Não acreditar no próprio potencial.
- Ciúme, controle e possessividade.
- Necessidade de auto-afirmação através do estímulo externo.
- Necessidade obsessiva de estar próxima e apegada.
- Acredito que minha segurança deva vir de outras pessoas.
- Angústia ao ter que decidir coisas importantes.
Muitas vezes confundimos sentimentos de posse e depêndencia com amor e atração e se não for devidamente análisado perde sua autenticidade, o que não podemos nunca deixar de reforçar é que:
Dependência não é amor.
Se quando somos crianças não nos sentirmos amados pelas pessoas que tem grande significado em nossa vida, e se propaga a medida que entramos e saímos de laços afetivos, o sentimento de não se sentir amado devidamente, resulta numa intensa procura quando adulto. Pessoas dependentes não são apenas pessoas inseguras, elas sentem uma necessidade de manter laços obsessivos e apegados. Pessoas dependentes estão presas ao medo de nunca serem boas o suficiente, o que é resultado de inúmeros traumas enraizados na infância.
A dependência emocional não é saudável para você e seus relacionamentos, mas você não precisa se tornar dependente dela. Aprenda a se recuperar, reconhecendo e rompendo as amarras que te prendem, aprendendo a cuidar do seu emocional, e renovando seus hábitos.
Depois de identificar que sou uma pessoa dependente, quais os primeiros passos?
A Eyhe separou 6 tópicos para te auxiliar na sua independência emocional:
- Identifique seus medos: na maior parte, a dependência ou carência está ligado a sensação do medo.
- Aproveite seu tempo só: aprenda a ficar sozinho, encontre um tempo que você não possa ser interrompido, fique em silêncio consigo mesmo.
- Fortaleça o seu valor: pense em quem você realmente é quando não está tentando agradar ninguém, o que realmente gosta de fazer, você pode encontrar o que não havia percebido.
- Pare de tentar controlar: nem tudo na vida gira em torno de si, pessoas também têm liberdade de ir, vir, pensar, sentir e agir.
- Retome a confiança em si: descubra o que deseja, restabeleça suas metas, defina aonde quer chegar e se gosta do caminho que está trilhando.
- Expanda seu círculo social: conheça pessoas novas, frequente novos lugares, passe tempo com novas pessoas.
Nos fizeram acreditar que cada um de nós é metade de uma laranja, e que a vida só tem sentido quando encontramos a nossa outra metade. Não fomos informados de que nascemos inteiros e que ninguém deve assumir a responsabilidade de completar o que nos falta. – John Lennon
Está precisando de um ombro amigo? Saiba que no Eyhe existem pessoas que já superaram vários desafios e hoje estão prontas para te ouvir e acolher! É só clicar AQUI!
Deixe um comentário