Você mulher está se sentindo mais ansiosa durante a pandemia? Saiba o porquê e como enfrentar esses sentimentos.

Durante a pandemia de Covid-19 houve um aumento significativo da ansiedade em mulheres, que pode estar sendo causada pelos seguintes fatores:

  1. Informações falsas sobre a pandemia;
  2. Falta de recursos financeiros;
  3. Medo de contrair a doença;
  4. Alta quantidade de tempo que é dedicada à apresentação de notícias sobre a pandemia;
  5. Incertezas sobre o futuro.

Neste período muitas pessoas começaram a ter sentimentos de ansiedade ou nervosismo, e com mais frequência em mulheres.

Estando mais preocupadas com a saúde, física e psicológica, estando sempre atentas ao que poderá acontecer e ao que já está acontecendo. Além disso, sempre foram atribuído as mulheres as funções relacionadas à casa e aos cuidados de outras pessoas, crianças, idosos etc., realizando diversas atividades ao mesmo tempo, estando preocupadas com o trabalho, com os filhos, consigo mesma, com os estudos, com os ganhos e perdas, e no presente momento com maiores preocupações e sentimentos causados pelo isolamento social.

Você se sente ansiosa (o) neste período, acredita que a ansiedade está aumentando? Ou está começando a se sentir ansiosa (o), podemos ajudar mostrando algumas estratégias de enfrentamento para esse período tão difícil:

Primeiro de tudo, você sabe o que é se sentir ansiosa (o)?

A ansiedade aparece com preocupações excessivas em relação algo, e causa sentimentos no corpo como, por exemplo: falta de ar, dores de cabeça, dores musculares, aumento dos batimentos cardíacos, tremores, peso no estomago. E sinais emocionais como: raiva, culpa, medo, preocupação, desanimo, irritação, indiferença afetiva (sentimentos de tanto faz). Sinais comportamentais: discutir muito, estar sem paciência, aumentar o uso de substâncias. E Sinais cognitivos: não ter concentração nas tarefas, estar confusa (o), e ter pensamentos que invadem a mente sobre temas desagradáveis.

O que você deve evitar:

Algumas pessoas quando se sentem ansiosas buscam formas imediatas de sair dela, formas que irão ajudar apenas naquele exato momento. Como quando você se sente ansiosa(o) e resolve descontar comendo muito, ou fica muitas horas sem comer nada, ou checa o celular muitas e muitas vezes para ver se tem alguma notícia, isso com o decorrer do tempo não irá ajudar com a sua ansiedade.

Para te ajudar a enfrentar esse sentimento…

  • O primeiro passo para o alivio da ansiedade neste momento de pandemia será: aceitar a ansiedade! Isso mesmo! Valide o que você está sentindo e o porquê, não se reprima. Lembre-se, vai passar! Você não está sozinha(o) neste momento.

Identifique o que está gerando esse sentimento, e evite ficar julgando a si mesmo, tente entender o que fez com que você se sentisse assim e busque novas alternativas:

  • Buque apenas informações verdearias e confiáveis sobre as notícias da pandemia;
  • Evite ficar checando as redes sociais, isso pode gerar ainda mais sentimentos de ansiedade;
  • Busque atividades prazerosas.
  • Separe um tempo para atividades de trabalho, lazer e interação com a família.
  • Faça uma lista de prioridades, de coisas que você precisa fazer, durante o dia, e resolva uma delas de cada vez; você pode se der uma recompensa no final de cada tarefa; ex: assistir um filme. (ou outra atividade que goste).
  • Faça uma lista de ganhos e gastos e separe coisas que podem ser cortadas.
  • Caso esteja se sentindo muito sozinho, você pode se conectar com amigos por vídeo chamada, e mantenha por perto as pessoas que te fazem bem, e que conseguem fazer você se sentir melhor mesmo em meio a esses sentimentos de caos que são causados pela pandemia;
  • Experimente usar a música o desenho, a escrita como uma forma de se aliviar e expressar, coloque os seus sentimentos no papel, risque, rabisque, pinte, utilize as cores para mostrar os seus sentimentos; isso irá ajudar a se aliviar.
  • Tenha foco no agora, pense no presente. Esse momento vai passar, e você se sentirá melhor.

Faz muito sentido você estar se preocupando com o que está acontecendo atualmente, mas não deixe que isso tome conta de todos os seus pensamentos. Estamos com você!

Referências:

https://www.scielosp.org/article/ress/2020.v29n4/e2020427/pt/

4 DICAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE EM UMA PANDEMIA


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